Um mutirão para reconhecimento voluntário de maternidade e paternidade será promovido pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em agosto. A ação também oferecerá a realização gratuita de exames de DNA. O atendimento está previsto para as sedes da Defensoria de sete municípios do estado: Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Paranaguá, Paranavaí e Ponta Grossa.
Eles serão feitos nos dias 16 e 17 do mês que vem, de acordo com o local. Em todo o Paraná, mais de quatro mil crianças nascidas em 2024 têm pais ausentes nos documentos, de acordo com dados do Portal da Transparência do Registro Civil.
O defensor público e coordenador do Núcleo da Infância e Juventude, Fernando Redede (REDÉDE), ressalta que o acesso à família é fundamental no processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes. Ele também orienta que, no caso do mutirão, o desejo pelo reconhecimento precisa ser acordo entre todas as partes.
O defensor também orienta que o órgão disponibilizou um formulário de pré-inscrição para envio de documentos. Segundo ele, o objetivo é agilizar o atendimento. Redede ressalta que, apesar disso, quem não preencher o formulário antecipado também será atendido. Band News