Caminhadas marcam Dia Estadual de Combate ao Feminicídio no Paraná


 Caminhadas por todo o Paraná marcam o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A data virou lei no estado após projeto da deputada Cristina Silvestri e é lembrada sempre em 22 de julho, em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, vítima do crime em Guarapuava. Em 2023, cerca de 70 cidades paranaenses aderiram à caminhada.


Nesta segunda-feira (22), a segunda edição da Caminhada do Meio-Dia se concentra na Praça Santos Andrade, em Curitiba, a partir das 11h30. A iniciativa é executada por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). A secretária estadual da pasta, Leandre Dal Ponte, ressalta que o objetivo é conscientizar.


No Paraná, o número de feminicídio registrados aumentou 59% nos primeiros quatro meses de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e abril deste ano foram 35 ocorrências, ante 22 em 2023.


Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e mostram, ainda, aumento no número de casos de violência contra mulher (5%) e de violência doméstica (11%). Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem