O Tecpar recebeu, nesta terça-feira (25), a visita institucional da nova diretora-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) Eliane Teruel Carmona. Há 12 anos, o Tecpar e o Fundepar mantêm parceria para garantir a qualidade da merenda escolar distribuÃda no Estado.
Eliane foi recebida pelo diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, pelo diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Lindolfo Luiz Junior. A gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, Daniele Adão, também participou da reunião e apresentou alguns resultados das análises realizadas por meio da parceria.
O Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destaca a preocupação com a oferta de alimentos seguros. Para tanto, uma série de ensaios laboratoriais são realizados nos alimentos para avaliar as condições nutricionais a presença de eventuais contaminantes. Também são exigidos o atendimento dos requisitos normativos quanto à rotulagem nutricional e à avaliação das embalagens e outros materiais que entram em contato com os alimentos.
Nos laboratórios do Tecpar são realizadas as análises laboratoriais dos itens que compõem as refeições servidas diariamente para cerca de 1 milhão de alunos em 2,1 mil estabelecimentos da rede estadual de ensino. Em 2023, foram analisados 272 itens.
Business Inteligence - Além das análises técnicas, o Tecpar instituiu o uso de ferramentas de Business Inteligence (BI) para monitorar a segurança alimentar e nutricional da alimentação escolar. Com base em dados históricos, os relatórios de BI ajudam a encontrar tendências, padrões e anomalias.
Eles também permitem monitorar os fornecedores em relação aos padrões, metas e itens analisados. Isso facilita a identificação de problemas e oportunidades de melhoria. De uma forma precisa, a ferramenta contribui para uma gestão mais eficiente e inovadora, auxiliando o laboratório na tomada de decisões.
Também estiveram presentes o gerente do departamento de nutrição e alimentação escolar do Fundepar, Angelo Marco Mortella, e o coordenador financeiro da alimentação escolar do Fundepar, Elio Squena, e os colaboradores do Tecpar: Marly Terezinha da Silva Paes, da Divisão Comercial, e Eduardo Alexandre Correa, do Setor de Gestão de Contratos.