Policiais são socorridos com hipotermia, após salvamento de banhista afogado


 Um banhista foi socorrido desacordado, durante a tarde deste domingo (09), em Caiobá, no Litoral do Paraná. Segundo a polícia, a vítima se afogou após entrar no mar. Três soldados fizeram o resgate no local. Foi realizada manobra de desobstrução de vias no paciente e foi necessário acionar o Siate, para a transferência da vítima.


O banhista foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento, em Matinhos, e tinha condição considerada grave. Os três policiais que entraram na água e fizeram o resgate também tiveram que ser atendidos, após apresentarem quadro de hipotermia. Nessa condição, a temperatura do corpo fica abaixo de 35°C. Para realizar as funções metabólicas, o organismo depende de uma temperatura entre 36°C e 37,5°C.


Se a temperatura estiver entre os 33°C e os 35°C, os sintomas são tremores leves; mãos e pés começam a sentir falta de circulação sanguínea e apresentam dormência; cansaço excessivo e lentidão nos movimentos; entre 30°C e 33°C, os tremores passam a ser mais intensos e incontroláveis; a pessoa apresenta dificuldades na fala e ao controlar os movimentos do corpo; e a frequência cardíaca e respiratória diminui bruscamente.


A principal e única causa da hipotermia é a longa exposição ao frio intenso. Esta condição acontece porque o corpo humano libera mais calor do que consegue reter, resultando na diminuição da temperatura corporal. O tratamento da hipotermia é aquecer o organismo imediatamente, além de acionar atendimento médico.


Fonte: Rede D’Or

Postagem Anterior Próxima Postagem