Ocorrências de furto de cargas caem 65% em Paranaguá

 


Os casos de furto de carga em Paranaguá reduziram quase 65% em um ano. Segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesp), de janeiro a maio foram 62 ocorrências, já nos cinco primeiros meses de 2023 o número foi de 176. Ou seja, houve 114 casos a menos neste ano. 


Em relação a 2022 (com 167 registros) a queda é de 63%. Conforme a Sesp, a redução é atribuída ao uso do sistema Capegeo, que mapeia pontos críticos para direcionar a ação policial, e às operações intensificadas pelo 9° Batalhão de Polícia Militar do Paraná, de Paranaguá.


O furto de cargas é um crime que afeta diretamente os caminhoneiros e a logística de transporte na região. Conhecida como “vazada”, ela envolve a abertura ou rompimento do lacre do tombador dos caminhões, resultando no derramamento da carga em vias públicas, seguido do furto propriamente dito.


Em 2024, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realizou a Operação Railway, que resultou em mandados de busca e apreensão em Paranaguá e na prisão de um membro importante de uma quadrilha. A colaboração com a Polícia Federal e a Polícia Civil levou à prisão de outros 12 indivíduos envolvidos no furto e receptação de cargas. Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem