Deputados do Paraná aprovam projeto para terceirizar gestão de escolas


 Por maioria, os deputados estaduais do Paraná aprovaram o projeto ‘Parceiro da Escola’. Foram 39 votos favoráveis e 12 contrários em sessão remota após a ocupação das galerias do plenário da Assembleia Legislativa (Alep).


Com isso, resta a votação em segundo turno antes do projeto ir para a sanção do governador Ratinho Junior.


A votação estava prevista para começar por volta das 14h. Contudo, o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD) anunciou a suspensão temporária da sessão.


Depois disso, a assessoria da Alep confirmou que a votação aconteceria de forma remota. Com isso, os parlamentares poderiam votar conectados, fosse do plenário, dos próprios gabinetes, das residências ou até no carro.


Confira como foi a sessão

QUAIS DEPUTADOS DO PARANÁ VOTARAM A FAVOR DO PROJETO E QUEM VOTOU CONTRA

Entre os parlamentares, apenas o deputado Gilberto Ribeiro foi ausente na votação. Veja quem votou a favor do projeto ‘Parceiro da Escola’:


Adão Litro

Alexandre Amaro

Alexandre Curi

Alisson Wandscheer

Anibelle Neto

Artagão Junior

Batatinha

Bazana

Cantora Mara Lima

Cloara

Cobra Repórter

Delegado Jacovós

Denian Couto

Do Carmo

Douglas Fabricio

Fábio Oliveira

Flávia Francischini

Gilson de Souza

Gugu Bueno

Hussein Bakri

Luís Corti

Luiz Cláudio Romanelli

Luiz Fernando Guerra

Marcel Michelleto

Marcia Huçulak

Marcio Pacheco

Maria Vitória

Marli Paulino

Matheus Vermelho

Moacyr Fadel

Nelson Justus

Paulo Gomes

Marcelo Rangel

Ricardo Arruda

Samuel Dantas

Soldado Adriano José

Thiago Bührer

Thiago Amaral

Tito Barichello

Veja agora quem votou contra:


Ana Julia

Arilson Chiorato

Cristina Silvestre

Doutor Antenor

Evandro Araújo

Goura

Luciana Rafagnin

Mabel Canto

Ney Leprevost

Professor Lemos

Renato Freitas

Requião Filho

Tercilio Turini


Os manifestantes forçaram a entrada no edifício da Assembleia Legislativa do Paraná. A força policial evitou a entrada dos protestantes com bombas de efeito moral, mas sem sucesso.


Segundo o carro de som dos organizadores do protesto, duas pessoas ficaram feridas. O Siate foi acionado para o atendimento médico.


PROTESTO REÚNE 10 MIL PESSOAS, DIZ SINDICATO; RATINHO JUNIOR AFIRMA QUE ADESÃO À GREVE FOI BAIXA

O protesto, atrelado com a greve dos professores nas escolas estaduais, começou na manhã desta segunda-feira (3) com concentração na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Segundo a APP-Sindicato, cerca de 10 mil pessoas compareceram.


Os manifestantes caminharam de cerca de dois quilômetros, percorrendo o Centro da cidade, até a Assembleia Legislativa do Paraná.


Em nota, o governador Ratinho Junior afirmou que a greve dos professores teve baixa adesão.


Já a Secretaria de Estado da Educação (Seed) orientou aos pais que enviassem os filhos às escolas normalmente para que não houvesse prejuízo ao andamento regular do aprendizado.


GOVERNO DO PARANÁ PROPÕE PROGRAMA PARCEIRO DA ESCOLA

O projeto Parceiro da Escola prevê que, para ser instalado, seja necessária uma consulta pública junto à comunidade escolar, em modelo similar aos das instituições cívico-militares, em um processo democrático.


Inicialmente, a consulta vai ocorrer em 200 escolas de cerca de 110 cidades, em que “foram observados pontos de aprimoramento em termos pedagógicos, projetando inclusive uma diminuição da evasão escolar”. O número representa cerca de 10% de toda a rede estadual do Paraná.


Conforme o governo, o programa não atinge escolas indígenas, aquelas em comunidades quilombolas e em ilhas ou as cívico-militares.


Antes de ser aprovado pelos deputados estaduais do Paraná, o projeto-piloto da privatização das escolas paranaenses já foi desenvolvido nos Colégios Estaduais Aníbal Khury, em Curitiba, e Anita Canet, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, desde o ano passado. Paraná Portal

Postagem Anterior Próxima Postagem