Vacina contra a gripe está disponível para todos em Curitiba


 Atendendo a uma recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe já está disponível para todas as pessoas acima de seis meses de idade em Curitiba. Atualmente, a capital tem um estoque de 260 mil doses. A vacina pode ser encontrada em todas as 108 Unidades de Saúde de Curitiba.


Um ponto de atenção é a unidade Ouvidor Pardinho, que não atende crianças e adolescentes. Mais de um mês depois do início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, três em cada quatro pessoas do público prioritário não se imunizaram. 


A adesão está muito abaixo da cobertura ideal, que é de 90%. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, desde 25 de março, menos de 27% do público alvo se vacinou. O grupo é formado por crianças, idosos, grávidas, indígenas, entre outros grupos vulneráveis.


O diretor do Centro de Epidemiologia de Curitiba, Alcides Oliveira, lembra que as doenças respiratórias circulam com mais facilidade no período do frio. Segundo ele, agora é o momento ideal para se proteger:


Segundo o especialista, além de prevenir os quadros mais graves da gripe, a vacina contra o vírus Influenza diminui a velocidade de circulação da doença. A medida é fundamental, considerando também o momento de pressão vivido desde o início de abril pelos serviços de saúde:


O diretor do Centro de Epidemiologia de Curitiba destaca que os casos mais leves das doenças respiratórias são atendidos pela Central Saúde Já, pelo telefone 3350-9000. Pelo teleatendimento, a população pode ser orientada imediatamente, sem a necessidade de procurar uma Unidade de Saúde.


A Central Saúde Já também pode avaliar se é necessário marcar uma vídeo consulta com um médico ou médica. Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem