Paraná envia bolsas de sangue para o RS

 


Três aviões carregados com 300 bolsas de sangue, seis concentrados de plaquetas, medicamentos e insumos hospitalares decolaram hoje (9), do Paraná, com destino ao Rio Grande do Sul.


As doações do estado paranaense são para reforçar o sistema público de saúde do estado gaúcho, que enfrenta calamidade pública devido às enchentes. O envio faz parte da campanha SOS RS, atendendo um pedido do Hemocentro gaúcho.


As bolsas de sangue e plaquetas partiram no fim da manhã do Aeroporto do Bacacheri. Elas já foram preparadas para uso, facilitando o atendimento dos pacientes. São 140 bolsas de sangue tipo B positivo, 50 bolsas de A negativo, 60 de A positivo, 20 de AB negativo, cinco de O negativo e 25 de O positivo. Só a quantidade de bolsas de sangue poderá salvar até 150 vidas.


Ainda na área de saúde, foram enviados 153 quilos de medicamentos para os hospitais das cidades de Santa Maria, Alegrete, Santiago e Ijuí. Um avião também levou 400 quilos de alimentos arrecadados pela Congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, no bairro Mercês, em Curitiba.


A congregação também enviou duas freiras que vão prestar apoio no trabalho do abrigo de idosos do município de Rio Pardo. Além dos insumos, o estado também enviou três starlinks — equipamentos para captação de internet, via satélite e dois drones para as forças de segurança. Paraná Portal

Postagem Anterior Próxima Postagem