O Paraná inicia nesta sexta-feira (10) a distribuição das 136.800 doses da vacina contra a Covid-19. Os imunizantes, que chegaram ao estado nesta quinta-feira (9), são da fabricante Moderna e protegem contra as variantes mais recentes da doença.
É a primeira remessa dessa vacina, enviada pelo Ministério da Saúde. A Spikevax deve seguir de caminhão, para as 22 regionais de saúde do Paraná. Os setores ficam responsáveis por encaminhar as doses para os 399 municípios do estado. A expectativa é que o imunizante esteja disponível à população já na próxima segunda-feira (13), a depender da logística empregada por cada município.
O médico Fábio Argenta diz que a carga enviada ao Paraná é da vacina mais completa disponível no mercado.
O imunizante que chega ao estado é sintético e estimula a produção de anticorpos a partir de uma proteína do vírus da Covid-19. A tecnologia é a mesma utilizada pela vacina da Pfizer, mas atualizada com as mutações do agente causador da doença.
Os imunizantes desta remessa devem ser aplicados no público definido como prioritário, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Fazem parte desse grupo os bebês a partir dos seis meses, crianças com menos de cinco anos, gestantes, idosos, imunossuprimidos e pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes. Também terão direito à vacina indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas privadas de liberdade e trabalhadores da área da saúde.
Em abril, o Paraná registrou 704 novos casos e três mortes pela Covid-19. Desde o início da pandemia, o estado soma mais de três milhões de casos confirmados e 46.690 mortes pela doença. A campanha de vacinação contra a doença já aplicou mais de 29 milhões de doses no estado. Band News