Maringá vai ganhar Parque Tecnológico da Saúde do Tecpar


 O Governo do Paraná, por meio do governador em exercício Darci Piana, apresentou o edital de licitação para a construção do Parque Tecnológico da Saúde de Maringá. A iniciativa, coordenada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), busca atrair empresas que promovam a pesquisa e o desenvolvimento de produtos de ponta na área de saúde, como medicamentos e vacinas.


“Mais uma vez estamos vendo sair do papel um sonho que se arrastava há anos. Vamos ter grandes laboratórios aqui produzindo vacinas e medicamentos. Este tipo de parceria é um exemplo para o Brasil, que vai ajudar a ampliar o atendimento de saúde à população, com avanço de pesquisas e barateamento de medicamentos”, destaca Piana, que celebra a relevância da união entre o setor público e privado par avanços na saúde.


O Governo do Paraná não comunicou o valor de investimento para a obra, uma vez que está sob processo licitatório. Mas divulgou o que será feito no local: asfaltamento e cercamento da área, disponibilizada pela Prefeitura de Maringá, construção de um prédio administrativo e central de utilidades e outras edificações necessárias para o funcionamento do parque.


“O Tecpar cada vez mais se consolida como um dos grandes laboratórios parceiros da saúde pública brasileira, ao lado de Fiocruz, do Rio de Janeiro, e Instituto Butantã, de São Paulo. Este lançamento reforça esta vocação. Todos os ativos de ciência e tecnologia do Paraná, públicos e privados, estão animados com os frutos que os trabalhos deste parque podem render para a sociedade”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.


As empresas interessadas na construção devem apresentar a proposta até 4 de julho, conforme prevê o edital. A previsão de execução da obra é de até dois anos.


*Com assessoria

Postagem Anterior Próxima Postagem