A obrigatoriedade da educação de trânsito nas escolas do Brasil foi sugerida em uma carta elaborada durante o Fórum de Segurança Pública, realizado neste mês em Curitiba. O evento reuniu especialistas do setor de todo o país em quatro dias de programação. A chamada Carta de Curitiba traz propostas para três áreas da segurança pública: defesa social, trânsito e Defesa Civil.
No trânsito, além das atividades educacionais, também foram sugeridas a integração entre órgãos municipais e estaduais e a revisão específica do Código de Trânsito Brasileiro para uma gestão participativa.
Na defesa social, uma das sugestões é o reconhecimento das guardas municipais como polícia municipal, inclusive com inclusão na Constituição Federal. Já na Defesa Civil, uma proposta é a criação de fundos específicos e o incentivo à profissionalização dos agentes. O documento também reforça a relevância da educação para o enfrentamento de desastres, a participação do voluntariado e a manutenção dos sistemas de alerta. Band News