Dengue no Paraná: boletim confirma 34 mil novos casos da doença


 Os casos de dengue continuam a crescer no Paraná. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirma 34.360 novos casos e 47 mortes na última semana no estado.


Entre os óbitos desse boletim, estão 23 homens e 24 mulheres, com idades entre 22 e 98 anos. A maioria das vítimas são de Cascavel, Londrina, Toledo, Arapongas, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Iretama. 31 delas apresentavam comorbidades — que, assim como nos casos de Covid-19, ampliam as chances de morte.


Em relação aos casos de dengue, as cidades com mais confirmações são: As cidades com mais casos são Londrina (27.322), Cascavel (24.411), Maringá (18.605), Apucarana (17.808) e Francisco Beltrão (15.223).


De todos os 399 municípios do Paraná, apenas Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, não tem nenhum caso confirmado de dengue até o momento.


Desde o início do período epidemiológico, registrado em junho de 2023, o Paraná somou 393.791 casos de dengue e 324 mortes confirmadas pela doença.


Sintomas de dengue

De acordo com a cartilha Paraná contra a Dengue, estes são os sintomas de dengue:


Febre alta (acima de 38.5º C)

Dores musculares intensas

Dor ao movimentar os olhos

Mal-estar

Falta de apetite

Dor de cabeça

Manchas vermelhas no corpo

O Governo do Paraná orienta, em caso de suspeita de dengue, procurar a Unidade ou o Posto de Saúde mais próximo de sua residência.


Denúncia de focos de dengue no Paraná

Os paranaenses podem denunciar focos de dengue diretamente na Secretaria ou na Regional de Saúde de seu município, ou distrito. Clique aqui para ver os endereços das regionais de saúde do estado.


*Com assessoria

Postagem Anterior Próxima Postagem