A Prefeitura de Curitiba foi contemplada com R$ 380 milhões para compra de ônibus elétricos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Serão 56 novos veículos adquiridos com o recurso. O anúncio do Ministério das Cidades foi feito na quarta-feira (08), com a portaria também já assinada e publicada.
De acordo com o ministro da pasta, Jader Filho, a próxima etapa para liberação do recurso é a entrega de documentação pelo município.
Segundo a prefeitura, os novos ônibus elétricos devem ser adquiridos ainda neste ano para começarem a operação no transporte coletivo em 2025. A previsão é que eles sejam utilizados nas linhas Inter 2 e Interbairros II.
Além da capital, outros sete municípios do Paraná também foram contemplados com valores para aquisição de ônibus elétricos. São eles Campo Largo, Pinhais e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, além de Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Londrina.
Os recursos serão utilizados tanto para compra dos veículos quanto para a infraestrutura de recarga dos ônibus. Na avaliação do ministro Jader Filho, o investimento em veículos elétricos mostra preocupação com a melhora do transporte coletivo e com o meio ambiente, como por meio da descarbonização.
Além dos recursos para aquisição de ônibus elétricos, Curitiba também foi contemplada em outras quatro ações pelo Novo PAC, dos eixos Cidades Sustentáveis e Resilientes, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva e Saúde. Band News