Curitiba alerta para aumento de casos de Hepatite A


 Com 255 diagnósticos confirmados de Hepatite A, Curitiba está em alerta para um aumento no número de casos. De janeiro a maio, o município soma cinco mortes. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a contaminação é verificada, principalmente, em homens (76%) entre 19 e 39 anos de idade e que não foram imunizados contra a doença na infância.


 Um dos pacientes precisou de transplante hepático em decorrência de complicações da Hepatite A. O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Oliveira, explica que a contaminação, em geral, se dá por compartilhamento de objetos, mãos contaminadas ou por sexo anal/oral sem proteção. Os casos registrados em Curitiba estariam ligados, principalmente, à transmissão sexual.


 A hepatite A é uma doença viral aguda do fígado. Entre os sintomas estão icterícia e escurecimento da urina.


A confirmação da doença é feita por meio de testes sorológicos.  Em caso de sintomas, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente.


Desde 2014, a vacina contra a Hepatite A está disponível no SUS para crianças de até cinco anos. Também existe vacina para o público adulto, mas somente na rede privada. Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem