Segunda parcela do IPTU 2024 vence em Curitiba


 Os contribuintes de Curitiba podem pagar até esta segunda-feira (22) a segunda parcela do IPTU 2024. O boleto venceu ontem (sábado, 20), porém, como caiu dentro do final de semana pode ser quitado até esta segunda sem o acréscimo de multa.


O tributo incide sobre mais de 966 mil imóveis, dos quais 135 mil (14%) são isentos, volume maior que no ano passado, de 127 mil.


Como nos anos anteriores, o contribuinte recebeu em casa o documento para pagamento à vista e da primeira parcela. As demais parcelas devem ser emitidas no site da prefeitura ou pelo Curitiba App.


Pela internet é possível gerar o documento de um mês ou de todas as parcelas de uma só vez. Para isso, é necessário informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ.


O boleto pode ser pago nos bancos conveniados, nos caixas eletrônicos ou por meio do internet banking. Também é possível quitá-lo pelo PIX, por cartão de débito ou crédito ou ainda em débito automático.


Os bancos conveniados para pagamento do IPTU 2024 são Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Brasil; Santander; Itaú/Unibanco; Sicredi; Sicoob; Mercantil e Ailos.


Débito Automático

Para quem optar pelo débito automático, a primeira parcela será debitada no dia 28 de março e as demais todo dia 20.


Basta fazer a solicitação diretamente a seu banco, nos canais de atendimento disponibilizados, 30 dias antes do vencimento da parcela (esse é o prazo que os bancos pedem para realizar seus cadastros). O contribuinte pode fazer essa solicitação mesmo após pagar a(s) primeira(s) parcela(s).


Quem não tem acesso à internet pode emitir as guias no atendimento presencial (com ou sem agendamento) nos núcleos da Finanças nas Ruas da Cidadania ou na sede da Prefeitura.


Canais de atendimento

A Prefeitura reforçou o atendimento ao contribuinte e é possível tirar dúvidas sobre o IPTU 2024 no Portal da Secretaria de Finanças, pelo atendimento telefônico exclusivo pela Central 156, disponível pelo telefone 156; o App Curitiba 156; ou o site do 156. O contribuinte também pode tirar dúvidas pelo WhatsApp da Prefeitura no (41) 9876-2903.


O atendimento presencial está disponível nos dez núcleos regionais da Secretaria de Finanças localizados nas Ruas da Cidadania e na sede da Prefeitura, no Centro Cívico, e é realizado com ou sem agendamento. Se quiser ser atendido com hora marcada, o contribuinte deve realizar agendamento prévio no link.


O IPTU é a segunda fonte de arrecadação do município, atrás apenas do ISS. O recurso do IPTU se transforma em benfeitorias para a população, como obras, investimentos, ampliação de serviços de saúde, educação e segurança. Band News

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