Começaram nesta semana os testes operacionais das câmeras corporais da Polícia Militar no Paraná. São 300 equipamentos sob avaliação no serviço operacional, de maior interação com a população. Esta é a segunda fase de teste prevista em contrato.
De acordo com nota divulgada pela PM nesta terça-feira (9), a etapa ocorre em Curitiba e outras sete cidades, sendo elas Cascavel, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo e Paranaguá.
A corporação explicou, ainda, que as câmeras iniciam o processo de gravação imediatamente após serem removidas da estação de armazenamento e carregamento, isto é, ao começo do serviço da equipe. Na rua, cabe aos policiais acionar o botão frontal de áudio em ocorrências.
Cada câmera possui autonomia para 12 horas contínuas de gravação, com armazenamento automático do material em nuvem no momento em que o equipamento é devolvido à base de carregamento.
Segundo a PM, o processo garante não haver “nenhuma atuação do policial militar no funcionamento do equipamento, com a plena preservação das imagens registradas”.
O investimento anual é de um milhão de reais. Band News