Moradores de Curitiba podem tomar a vacina da gripe e de várias outras doenças em mutirão organizado pela prefeitura neste sábado (13). O “Dia D” ocorre em 20 unidades de saúde da capital, das 9h às 17h. Além da vacina contra a gripe para o público prioritário, serão oferecidas todas as vacinas do calendário de rotina.
O objetivo do Dia D é ofertar o serviço em horários alternativos para que todos coloquem a carteira vacinal em dia. Entre as vacinas de rotina oferecidas, e aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação, estão: BCG; hepatite B; pentavalente; febre amarela; entre outras. A vacina ajuda a reduzir a circulação do vírus influenza (gripe) e o risco de agravamento em caso de contaminação.
A Secretaria Municipal de Saúde explica que, caso o município não receba novas doses da vacina anticovid bivalente para o público prioritário de 12 anos ou mais até esta sexta-feira (12), esse será o único imunizante que não estará disponível no Dia D.
A prefeitura explica que essa vacina é comprada pelo Ministério da Saúde e está em desabastecimento nacional.
O Paraná também terá o Dia D de mobilização para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe neste sábado (13). No total, 1.351 salas de vacinação estarão abertas e 10,9 mil profissionais em atendimento em todo o estado. A imunização ocorrerá das 8h às 17h, mas depende da programação de cada cidade. A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é aplicar aproximadamente 200 mil vacinas. É o que explica o secretário Beto Preto.
Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em 25 de março, o Paraná aplicou 357.892 vacinas. Isso significa 9,2% de cobertura das 4.574.841 pessoas elencadas como público-alvo.
A Sesa recebeu mais 308 mil vacinas da Influenza nesta quinta-feira (11) e soma 2 milhões de doses para a campanha deste ano. Ainda estão disponíveis as vacinas contra a dengue nos 47 munícipios nas Regiões de Apucarana, Foz do Iguaçu e Londrina, e contra a Covid-19. Band News