Espera por atendimento em UPAs chega a duas horas


 Com alta demanda de pacientes, a Secretaria Municipal da Saúde orienta que a população só procure as UPAs em casos de urgência e emergência. Nesta quarta-feira (24) pela manhã a espera por atendimento chegava a duas horas. Nas últimas horas, as unidades realizaram cerca de 5 mil atendimentos.


Destes, 77% foram de situações leves que poderiam ser feitas em unidades básicas de saúde. Segundo a secretária municipal da saúde, Beatriz Battistela, só aguardam pacientes sem gravidade.


Para o atendimento em uma UPA de Curitiba o paciente é submetido a uma triagem inicial, para avaliação e classificação de risco, o que determina o atendimento segundo a gravidade do risco. As unidades também dispõem de leitos de internamento adulto e infantil, com suporte para a realização de exames de emergência, assim como retaguarda hospitalar para os casos de maior gravidade.


Há pelo menos duas semanas as UPAs do Boa Vista e Cajuru contam com tendas instaladas do lado de fora. As estruturas dão apoio aos atendimentos e desafogam principalmente a área de triagem. Nos próximos dias, as UPAs Tatuquara e CIC também devem receber tendas. Em todas UPAs da cidade é adotado o atendimento em Y, que significa destinar locais específicos para atendimentos.


Nas tendas, segundo a prefeitura, são recebidos os pacientes com sintomas respiratórios e de dengue. Além disso, para minimizar a espera foram ampliados leitos hospitalares e profissionais novos contratados. A secretária reforça que os atendimentos nas UPAs são destinados apenas para casos de urgência e emergência.


Para o acesso as UPAs da cidade é preciso apenas de um documento de identificação (como RG ou Carteira de Habilitação). O atendimento é 24 horas por dia e em todos os dias da semana. Band News

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