Cresce em 51% o número de acidentes envolvendo ciclistas e pedestres nas canaletas. É isso que aponta o levantamento feito pela Urbanização de Curitiba, referente ao ano passado, com 59 casos.
A prefeitura faz um alerta e lembra que, no local, a circulação é exclusiva dos ônibus do transporte coletivo, conforme afirma o gestor de fiscalização da Urbs, Claudinei Moro.
O caso mais recente aconteceu ontem (1°). Um idoso foi atropelado por um ônibus biarticulado no Portão, quando atravessava a canaleta, na Avenida República Argentina. Ele foi arremessado contra o meio-fio e bateu a cabeça.
Em 28 de março, um ciclista pegava a “rabeira” na linha 303 Centenário/Campo Comprido e teve traumatismo craniano ao se desequilibrar e ficar prensado entre o asfalto e o veículo.
Já no dia 14 de março, um adolescente também foi atropelado na Avenida República Argentina, no horário de saída do colégio. Ele estava em uma bicicleta e atravessou o trecho exclusivo sem olhar para os lados. Além desses, outros nove casos foram registrados em janeiro e fevereiro.
A capital investe em ações educativas para orientar a população sobre o perigo de andar pelas canaletas. Em 2023, a Guarda Municipal recebeu 129 denúncias por meio do 153. Band News