O comércio no Paraná teve um crescimento de 6,9% no primeiro bimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
Esse é o melhor resultado da Região Sul. No acumulado de janeiro e fevereiro, Santa Catarina teve aumento de 6,8% e o Rio Branco variou positivamente em 6,1%.
Dos 14 recortes analisados pelo IBGE, 11 tiveram alta no Paraná nos dois primeiros meses do ano. Destaque para os eletrodomésticos, com aumento de 12,8% quando comparadas ao primeiro bimestre de 2023.
Ainda teve aumento em móveis (11,2%), veículos, motocicletas e peças (10,2%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9%), hipermercados e supermercados (8,2%).
Em contrapartida, os setores que tiveram retração no estadual foram os de tecidos, vestuários e calçados, com uma variação negativa de 0,2%, os combustíveis e lubrificante (-4,7%) e os livros, jornais, revistas e papelaria (-6,9%).
Confira os dados completos no site do IBGE. Paraná Portal