O novo Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais, deve ficar pronto em quatro anos. HOJE (quarta-feira, 13) o governo do estado anunciou a liberação de R$ 60 milhões para a construção do prédio. A unidade vai atender 100% pelo Sistema Único de Saúde.
A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é de um aumento de 50% no número de cirurgias e de 36% no de internamentos assim que ele estiver em funcionamento. Segundo o governador do Paraná, Ratinho Junior, o projeto da obra é uma parceria do estado com a montadora Renault do Brasil.
O novo hospital vai ser construído na Avenida Rui Barbosa, nº 4.835, no bairro Colônia Rio Grande, a menos de dois quilômetros de distância da estrutura atual, com uma área total de mais de 22 mil m².
A estrutura deve ter 300 leitos, entre enfermaria, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e neonatal, leitos de maternidade cirúrgico, banco de leite, cuidados paliativos, pediátricos e psiquiátricos. A estimativa é de que os atendimentos cresçam 58% se somadas todas as especialidades (clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, neurologia, obstetrícia e pediatria). Na parte de exames de apoio diagnóstico o aumento será de 45%. Band News