Dos 686 mil imóveis da capital paranaense, 9 mil estão disponíveis para locação. É isso que aponta uma estimativa feita pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial, integrante do Secovi-PR. A oferta, considerada baixa, representa 1,3% do total de unidades do setor. No entanto, a demanda é cada vez maior.
“Levando em consideração que o Inpespar mostra os índices do volume de imóveis negociados na cidade, esse é mais um ponto relevante para a valorização. Os fatores refletem na alta na velocidade de locação, principalmente em imóveis bem localizados e em um bom estado de conservação”, pontua Luciano Tomazini, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR.
Consequentemente, o ticket médio dos imóveis sobe. Em janeiro de 2024, o valor médio do aluguel foi de R$ 1900,00. O crescimento é de 17,8% na comparação com o mesmo mês em 2023 e de 10% em relação a dezembro.
Os bairros mais procurados são: o Centro, com 17% de procura, o Água Verde, com 5,4% de interesse, e o Bigorrilho, com 5%. A região central mantém o protagonismo no aluguel comercial, com 18%. Na sequência estão o CIC, com 6%, e o Batel, com 4,9%. Paraná Portal