A campanha de vacinação contra a gripe deste ano é iniciada em Curitiba na próxima segunda-feira (25). Estão convocadas as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias e os trabalhadores da saúde da rede municipal.
Para as crianças convocadas, a vacina estará disponível em 103 unidades de saúde – clique aqui para conferir os endereços e horário de funcionamento.
Os trabalhadores da Saúde da rede municipal receberão as vacinas diretamente nos locais de trabalho a partir desta segunda-feira.
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE: CONVOCAÇÃO É AMPLIADA NA QUARTA (27)
A partir da quarta-feira (27/3), a convocação será ampliada para os trabalhadores da Saúde autônomos ou que atuem em hospitais e outros estabelecimentos.
Eles deverão receber a dose de vacina contra a gripe no Coren-PR (Conselho Regional de Enfermagem do Paraná), na Rua Professor João Argemiro Loyola, 74, no Seminário. A vacinação vai acontecer das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Esses primeiros públicos convocados somam 78.728 pessoas, segundo projeção do Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Curitiba uma remessa 66 mil doses, que serão aplicadas até o fim dos estoques, e está no aguardo da chegada de uma nova remessa.
Nesse cenário, a SMS (Secretaria Municipal da Saúde) de Curitiba informa que os demais grupos prioritários serão chamados posteriormente, após o recebimento de novas doses.
VACINA CONTRA A GRIPE
A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e também para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.
GRUPOS PRIORITÁRIOS EM CURITIBA
Além dos públicos convocados neste primeiro momento, fazem parte dos grupos prioritários previstos pelo Ministério da Saúde, para a campanha de vacinação contra a gripe:
crianças de 6 meses a menores de 6 anos
pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho até 45 dias),
professores do ensino básico e superior
indígenas
pessoas em situação de rua
profissionais da força de segurança e salvamento
profissionais das formas armadas
pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente
caminhoneiros
trabalhadores do transporte coletivo
trabalhadores portuários
população privada de liberdade
funcionários do sistema de privação de liberdade.
Ao todo, são 665 mil pessoas do público prioritário em Curitiba.
De acordo com a SMS, esses grupos serão convocados gradualmente e de forma escalonada, na medida em que forem sendo disponibilizadas novas doses à Curitiba pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).
Paraná Portal