Nos próximos cinco anos, 50 hectares de áreas nativas da Grande Reserva Mata Atlântica, no Litoral do Paraná, devem ser restaurados. É o que a parceria entre a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental e a BAT Brasil pretende.
Com objetivo de restauração ecológica da Reserva Natural das Águas, que fica em Antonina e Guaraqueçaba, as instituições também vão plantar cerca de 5 mil mudas de 77 espécies nativas do bioma. Do total de 50 hectares que vão ser restaurados, 19 receberão a técnica de enriquecimento vegetal, que visa aumentar a biodiversidade e suprimir espécies indesejáveis.
Serão plantadas pouco mais de 200 mudas por hectare, ou seja, 4.187 plantas. Os brotos estão sendo produzidos desde janeiro de 2023, com sementes coletadas na reserva, garantindo as condições genéticas qualificadas das espécies produzidas.
Um dos diferenciais da ação é a conservação das áreas naturais consolidadas que não são consideradas comunidade estável – último estágio alcançado ao longo da sucessão ecológica. A iniciativa quer conservar e ampliar processos ecológicos e motivar serviços ecossistêmicos – benefícios diretos e indiretos que a sociedade obtém da natureza.
A Reserva Natural das Águas tem 3 mil hectares de áreas nativas de Mata Atlântica e é recuperada, protegida e conservada desde a década de 90. Band News