Pouco mais de 35 mil doses de vacina conta a dengue chegaram no Paraná na manhã desta quinta-feira (22). O envio foi antecipado após conversas entre a Secretaria de Saúde e o Ministério da Saúde. Até essa semana, os paranaenses só seriam imunizados contra a doença no segundo semestre.
Ao todo, serão encaminhadas 523.005 vacinas para os estados. O montante de hoje será repassado para 21 municípios.
Os contemplados são Londrina, Cambé, Rolândia, Jaguapitã, Ibiporã, Florestópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assaí, Miraselva, Lupionópolis, Guaraci, Centenário do Sul, Alvorada do Sul, Pitangueiras, Prado Ferreira, Cafeara, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu e Ramilândia.
O protocolo de vacinação requer duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas. A faixa etária definida como prioritária para a imunização é de crianças de 10 a 14 anos, e o Ministério da Saúde recomenda que a aplicação seja iniciada para as idades de 10 a 11 anos.
As vacinas destinadas para aplicação da segunda dose serão enviadas posteriormente. Conforme a Sesa, a vacina conta com vírus vivos da dengue que foram enfraquecidos de maneira controlada. Essa abordagem possibilita o desencadeamento de uma resposta imunológica, o que facilita uma reação mais rápida do organismo em situações de exposição real ao vírus.
O Paraná soma quase 46 mil casos confirmados, 130 mil notificações e 16 mortes, além de 31.421 casos em investigação e 47.232 descartados. Paraná Portal