O prazo para a emissão do título de eleitor termina dia 8 de maio. O processo pode ser feito digitalmente, pelo autoatendimento da Justiça Eleitoral, ou presencialmente. Jovens que têm entre 16 e 17 anos podem optar por emitir ou não, mas para pessoas maiores de 18 anos é obrigatório.
Para o cadastro digital é necessário inserir os documentos solicitados no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de cada estado. Após todo o processo, será gerado um número de protocolo para acompanhamento da solicitação, que será analisada pela Justiça Eleitoral
Quem optar pelo atendimento presencial, precisa realizar o agendamento em um cartório eleitoral da região. O cidadão deve levar a cópia ou a foto do documento de identificação, comprovante de residência e certificado de quitação militar em caso de homens com mais de 19 anos.
Veja o passo a passo de como emitir o título de eleitor para votar nas eleições de 2024:
Cadastro digital:
O primeiro passo é fazer o cadastro e a inserção de documentos no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do seu estado. Clique em “autoatendimento eleitoral”, em seguida, “título eleitoral”, e depois “tire seu título eleitoral”. Preencha os campos solicitados com seus dados, e durante o processo será necessário fazer o upload dos seguintes documentos, digitalizados:
– Foto de seu rosto segurando um documento de identificação, também com foto;
– Cópia ou foto do documento de identificação (preferencialmente o RG ou carteira de identidade nacional; segundo o TSE, CNH não deve ser usada isoladamente para identificação);
– Comprovante de residência (são possíveis conta de luz, água, fatura do cartão);
– Certificado de quitação militar em caso de homens com mais de 19 anos (menores de 18 anos não precisam apresentar o documento);
Após o processo, será gerado um número de protocolo para acompanhamento da solicitação, que será analisada pela Justiça Eleitoral. Com a conclusão do trâmite, é possível emitir o título a partir do download do aplicativo “e-Título”, disponível nas lojas dos sistemas iOS e Android.
Pode-se acompanhar a solicitação digitalmente. Também no site, clique em “autoatendimento eleitoral”, em seguida, “título eleitoral”, e depois “acompanhe uma solicitação”. Insira, então, os dados pessoais pedidos.
Presença no cartório eleitoral:
Também é possível alistar-se presencialmente, realizando o agendamento em um dos cartórios eleitorais presentes no seu estado de domicílio. No dia, leve as cópias originais dos mesmos documentos pedidos na solicitação online. No local, será tirada uma foto sua, e coletada a biometria. O documento é emitido na hora, e também é possível usá-lo no e-Título.
Adolescentes de 15 anos podem tirar título:
Eleitores com 15 anos podem tirar o título se fizerem o aniversário de 16 anos antes do primeiro turno das eleições. Os passos são os mesmos, e para o caso dos homens, não é necessário enviar o certificado de quitação militar -o alistamento militar só ocorre quando se completa 18 anos.
Ausência/multa:
Quem deixou de votar na eleição passada sem justificativa, deve emitir uma guia de multa para pagamento (procure o TRE de seu estado/aqui o link para o TRE-SP). Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral pode ter uma série de restrições, como ficar impedido de tirar CPF e passaporte. Band News