Quase 90% das praias e rios do Paraná estão classificados como próprios para banho neste Carnaval.
De acordo com o oitavo boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (09) pelo Instituto Água e Terra, 57 dos 66 locais monitorados no estado estão em condições adequadas para uso dos banhistas.
O índice desta semana é um por cento maior do que o registrado na semana passada, que foi de 85%. Em janeiro esse índice chegou a 91%, entre os mais altos do país. O litoral agora conta com 43 pontos com água apropriada para banho com a inclusão da bandeira azul no trecho em frente à Rua Alois Cicatka, na praia central de Guaratuba.
O monitoramento do IAT alcança 49 localidades em Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e na Ilha do Mel. Já os seis locais impróprios estão na Ponta da Pita, em Antonina; à direita do trapiche da Praia de Encantadas, na Ilha do Mel; nos pontos das ruas São Luiz e Paraná, no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná; à esquerda do Rio Matinhos, no balneário de Flamingo, e na altura da Rua Alvorada, em Caiobá, ambos em Matinhos.
O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, destaca que o monitoramento é para dar segurança aos banhistas.
Nas prainhas de água doce do Interior, dos 17 pontos avaliados, 14 foram considerados adequados.
Os balneários de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Helena, Itaipulândia, Missal e Marechal Cândido Rondon estão 100% próprios para banho.
Na região norte, o terminal turístico de Primeiro de Maio, no Rio Paranapanema, também tem bom índice de balneabilidade. Houve uma única alteração no comparativo com a semana passada. Um ponto em Santa Helena voltou a receber bandeira azul, enquanto uma área em Entre Rios do Oeste passou a ser considerada inadequada.
O levantamento pré-Carnaval é último realizado pelo órgão ambiental durante a temporada 2023-2024 do Verão Maior Paraná. Band News