Paraná teve maior número de tentativas de fraude no sul

 


O Paraná é o estado do sul do país onde mais foram registradas tentativas de fraude no levantamento mais recente da Serasa Experian. O balanço aponta que, em novembro de 2023, foram 157.512 tentativas na região sul do Brasil. 


O Paraná teve 62.444 ocorrências. Na visão nacional, foram registradas 26.798 ocorrências fraudulentas por dia, um total de 830.740 no mês. Uma tentativa de crime focada em roubos de identidade a cada 3,1 segundos.


As investidas criminosas foram consideradas malsucedidas devido às ferramentas de autenticação e prevenção à fraude. Elas são baseadas em verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial e verificação cadastral. Do total de tentativas criminosas, 35,9% foram contra consumidores com idades entre 36 e 50 anos.


O setor de “Bancos e Cartões” foi o mais visado pelos fraudadores em novembro, com 50,0% das investidas criminosas. De acordo com o delegado Emmanoel David, da Delegacia de Estelionato, nesse caso o consumidor precisa solicitar o cancelamento do cartão imediatamente. Além disso, o Boletim de Ocorrência precisa ser registrado.


Se a transferência foi feita por PIX, é possível tentar reaver o dinheiro, por meio de uma ferramenta do Banco Central.


Entre as dicas para evitar fraudes estão: ter senhas fortes para acesso aos aplicativos; manter documentos e cartões em locais seguros; desconfiar de ofertas de produtos e serviços com preços abaixo dos praticados no mercado; se atentar a sites que tentam se passar por páginas de grandes empresas; atenção com links e arquivos recebidos e nunca fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo.


Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem