Paraná bate recorde em colheita atípica de soja em janeiro


 O Paraná teve uma colheita atípica e recorde de soja no mês de janeiro, normalmente a colheita do grão, acontece no final do segundo mês, mas esse ano, o clima favoreceu o encurtamento do ciclo da soja, o calor mais intenso resultou em uma aceleração no desenvolvimento da planta, fazendo que com os produtores colhessem antes.


Porém, segundo o analista de soja do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Edmar Gervásio, o clima trouxe impactos significativos para a produção de soja no estado.


Com a soja disponível em janeiro, o Paraná teve um aumento expressivo no volume de produtos do complexo do grão exportado. No primeiro mês deste ano foram exportados 1,2 milhão de toneladas de produtos de soja, um volume 282% maior que janeiro de 2023.


Tendo em vista a queda do preço no mercado internacional, os valores, não foram tão expressivos, em janeiro do ano passado foram obtidos mais de 215 milhões de dólares, já esse ano teve um aumento de 151,3% com 542,2 milhões de dólares. Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem