A Justiça do Paraná determinou o retorno das atividades de duas escolas estaduais rurais do município de Pranchita, que integra a comarca de Santo Antônio do Sudoeste. Região que fica próximo à Francisco Beltrão.
De acordo com o Ministério Público do Paraná, no final do ano passado o governo do estado encerrou as atividades das escolas Vista Gaúcha e Barão do Rio Branco. As duas funcionavam há mais de 30 anos e atendiam onze comunidades da região. Segundo o Promotor de Justiça, Thimotie Aragon o encerramento das atividades aconteceu de forma irregular.
A justificativa, do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, para o fechamento das escolas foi de redução da demanda de alunos e existência de estrutura física inativa. Mas, o promotor argumenta que o fechamento coloca em risco o direito à educação de centenas de alunos.
De acordo com a decisão, o Estado deve providenciar, no prazo de dez dias, a retomada e a manutenção das atividades das duas escolas, com a realização de matrículas, transferências e todas as demais providências para o pleno funcionamento das unidades escolares. A multa diária para o caso de descumprimento é de R$ 10 mil.
A reportagem aguarda o retorno da Secretaria de Estado da Educação. band News