Paraná é um dos estados com maior incidência de DSTs


O Paraná é um dos estados com maior incidência de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Sul do país registrou mais de 2,6 mil casos de HIV e, só no estado paranaense, foram 770. 

 No contexto nacional, uma em cada 25 pessoas são afetadas por clamídia, gonorreia, tricomoníase e sífilis. Esse número representa, aproximadamente, 376 milhões de novas ocorrências anuais. Esses dados são do último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), de 2022. 

 O especialista em bacteriologia do Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, explica que o período das férias de verão e do carnaval são os que apresentam maior risco para a transmissão de DSTs. Em estágio inicial, as infecções podem ser assintomáticas e, por isso, é necessário realizar exames e testes constantemente para que elas possam ser identificadas de maneira precoce. 

 O boletim epidemiológico indica que o maior índice de doenças ocorre entre jovens de 25 a 29 anos. O ideal é que todas as faixas etárias se adaptem ao uso de métodos preventivos para proteger a saúde individual e coletiva. Band News
Postagem Anterior Próxima Postagem