Maringá implanta 500 pontos de WI-FI gratuito em espaços públicos



CONECTIVIDADE - Maringá, localizada no Norte do Paraná, planeja implementar 500 pontos de Wi-Fi gratuito em espaços públicos. O edital de licitação para o projeto, visando proporcionar acesso à internet de forma gratuita à população, já foi divulgado pela prefeitura.

De acordo com a administração municipal, o serviço estará disponível em diversas áreas públicas, incluindo praças, parques, serviços de assistência social, restaurantes populares, unidades de saúde e escolas municipais, entre outros locais em Maringá.

O edital também contempla a instalação de internet gratuita em outros locais que serão determinados durante o período de vigência do contrato com a provedora, abrangendo novos espaços e prédios públicos.

O prefeito Ulisses Maia destaca que a iniciativa de instalar pontos de Wi-Fi gratuito é um projeto inovador alinhado ao compromisso de transformar Maringá em uma cidade inteligente, visando aprimorar ainda mais a qualidade de vida da população. Com este esforço, a cidade busca se tornar cada vez mais conectada e tecnológica.

A conexão será realizada por meio de fibra óptica, e a velocidade dos pontos de internet variará entre 500MB, 750MB e 1GB, dependendo do tamanho de cada local. No total, serão implantadas 1.550 antenas para garantir a estabilidade da rede, suportando até 20 mil acessos simultâneos.

Cada ponto de Wi-Fi terá equipamentos dedicados, como modems e roteadores, e locais mais amplos contarão com mais de uma antena instalada.

Os estudos para a implementação da internet sem fio gratuita em Maringá tiveram início no final de 2022. Entre fevereiro e maio do ano passado, a prefeitura conduziu testes com quatro empresas em 11 pontos diferentes da cidade.

O projeto de Wi-Fi gratuito à população segue uma abordagem semelhante a iniciativas implantadas em outras cidades do Paraná, como o programa Wi-Fi Curitiba em Curitiba, que oferece internet sem fio gratuita em 219 locais, com 304 pontos distribuídos pela capital.
Postagem Anterior Próxima Postagem