Em lar ilegal, idosos dormiam em colchões no chão

 


As duas irmãs responsáveis por um lar de idosos que funcionava de maneira ilegal em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, foram denunciadas pelo crime de tortura. Segundo o Ministério Público do Paraná, a dupla mantinha nove idosos “em situação de absoluta precariedade e sob grave violência física e emocional”. As mulheres estão presas preventivamente.


A situação foi descoberta no último domingo (14) depois que uma das residentes fugiu da casa e pediu ajuda. A denúncia foi oferecida as última sexta-feira, 19 de janeiro.


Segundo as investigações, cartões de benefícios e de contas bancárias dos idosos foram encontrados com as duas mulheres que recebiam valores entre um salário mínimo e R$ 1,9 mil de familiares de cada uma das vítimas abrigadas no local.


Local não tinha estrutura adequada

A casa não tinha estrutura adaptada para moradores idosos, como barras de apoio ou piso antiderrapante. Ainda segundo o relatório do MP-PR, os idosos não tinham camas e dormiam em colchões espalhados pelo chão.


Na denúncia, a Promotoria destaca ainda que três moradores precisaram de atendimento médico “em razão de desidratação, pressão arterial alta e devido ao estado físico debilitado e também emocional muito abalado”.


As vítimas têm entre 51 e 82 anos de idade e foram encaminhadas para acolhimento pela rede de proteção e assistência social do Município. A reportagem não conseguiu contato com a defesa das acusadas. Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem