Curitiba instalou 110 lombadas e travessias elevadas em 2023


 Curitiba ganhou 110 novas lombadas e travessias elevadas em 2023. O balanço da Superintendência de Trânsito aponta para um novo dispositivo a cada três dias na cidade. A instalação depende de um estudo técnico que prove que há um risco significativo de acidentes causados por excesso de velocidade no local ou ainda desrespeito aos pedestres. É o que explica a superintendente de trânsito, Rosangela Battistella.


As lombadas servem para reduzir a velocidade dos automóveis nas vias. Elas são separadas em dois tipos: A, com velocidade máxima de 30 km/h, e B, com limite de 20 km/h. A instalação depende ainda da declividade, que deve ser inferior a 4% nos trechos de rodovia e a 6% nos urbanos.


Já as travessias elevadas são dispositivos para garantir a segurança dos pedestres ao atravessar a rua, em locais de grande demanda, como nas proximidades de escolas, hospitais e terminais de ônibus. As especificações são regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito.


Os dois dispositivos só podem ser colocados em locais onde exista a drenagem pluvial e sem guia rebaixada na calçada para acesso de veículos aos imóveis. Os moradores podem solicitar a instalação de uma lombada por meio da Central ou Aplicativo 156. Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem