Mais de 1200 presos paranaenses terão direito à saída temporária de fim de ano em 2023. Os dados são da Polícia Penal do Paraná. Eles estão distribuídos em cinco unidades penais do estado de regime semiaberto, sendo que a maior parte dos beneficiados está na regional de Londrina do órgão, em um total de 531. Na região de Curitiba, serão 467.
O advogado especialista em Direito Penal Frederico Brusamolin explica que a saída temporária é um direito para presos que já estão em uma fase mais avançada do cumprimento de pena, exclusivamente no regime semiaberto.
Ele também frisa que o objetivo é a reintegração social.
No Paraná, as saídas temporárias de fim de ano começam em 20 de dezembro no Centro de Regime Semiaberto da Lapa e terminam em 5 de janeiro de 2024 na Colônia Penal Agroindustrial. A quantidade de dias varia de acordo com o tempo na unidade de regime semiaberto e à autorização da Justiça, podendo ir de 3 a 12 dias.
De acordo com a Polícia Penal, a taxa de retorno é positiva no Paraná. Em caso de evasão do preso, que caracteriza falta grave, o indivíduo passa a ser considerado foragido da Justiça e pode ter regressão de regime. Band News