Lei que exige curso superior para ingresso na PM e Bombeiros é sancionada



A partir de agora, uma nova lei estadual estabelece a necessidade de curso superior completo para participação nos concursos da Polícia Militar (PM) e Bombeiros Militar do Paraná. A medida foi sancionada pelo governador Ratinho Junior nesta quarta-feira (13).

O projeto provocou alterações em dispositivos da lei 1.943/1.954, que trata da organização das forças de segurança pública no Estado. Aqueles que aspiram ingressar no Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares deverão apresentar diploma de nível superior em qualquer área de conhecimento.

Quanto ao concurso para soldados da PM, a exigência de formação passa a ser, no mínimo, a conclusão de um curso de graduação. Para os que almejam seguir carreira como oficiais, é agora obrigatória a formação específica em bacharelado em direito.

Nos últimos meses, outros 10 estados brasileiros também adotaram a exigência de nível superior para o ingresso de soldados. Essas alterações já serão aplicadas no próximo concurso público, que prevê o preenchimento de 360 vagas, sendo 230 para a PM e 130 para Bombeiros. O edital está programado para ser publicado em 2024.
Postagem Anterior Próxima Postagem