Comissão Especial do Transporte entrega relatório final


 A Comissão Especial do Transporte vai entregar o relatório final do trabalho, na Câmara Municipal de Curitiba, na segunda-feira (18), às duas da tarde. O documento reúne a contribuição dos vereadores para a próxima licitação do serviço público da capital e para a redução da tarifa para os usuários.


São dois pareceres previstos: o do relator Bruno Pessuti, do Podemos, e do vice-relator, Dalton Borba, do PDT. A Comissão se estendeu por quase seis meses, com reuniões e visitas técnicas.


Entre os temas discutidos pelo grupo estava a viabilidade da implementação da tarifa zero. A atual concessão do serviço público vence em 2025.


Ao todo, foram 14 reuniões. Diversos especialistas foram ouvidos, além das visitas a Caucaia e Paranaguá, duas cidades que tem a tarifa zero, em operação.


No relatório final, a comissão especial pretende sugerir à Prefeitura de Curitiba diferentes fontes de financiamento para o subsídio integral do valor da passagem de ônibus para os usuários. Uma delas é o financiamento privado da tarifa: que seriam as empresas pagando ao sistema uma taxa única por trabalhador que tem contratado via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). 


Já a outra alternativa de custeio da passagem de ônibus seria o financiamento público, através do Sistema Único de Mobilidade (SUM), que está em estudo pelo Governo Federal. O colegiado ainda deverá sugerir a implantação de uma taxa municipal para acesso ao Centro da cidade por veículos de uso particular; a privatização dos terminais de ônibus; criação de uma loteria municipal; e a exploração de espaço publicitário em terminais, ônibus e estações-tubo. 


Outra proposta com finalidade de atrair mais usuários ao sistema é a aplicação de tarifas diferenciadas (reduzidas) ou até mesmo a tarifa zero em horários diferenciados, com aos sábados (após às 14h), domingos e após às 20h em dias úteis. A implantação de um sistema multimodal, com o incentivo ao uso de bicicletas, a integração temporal da tarifa e investimentos em “micro terminais” também estão entre as ideias que serão apresentadas.


Foto: CMC 

Postagem Anterior Próxima Postagem