Bosque urbano em Curitiba reduz temperatura em 4°C, revela estudo


A temperatura média anual dentro do Bosque Reinhard Maack, no Hauer em Curitiba, diminuiu 4ºC. Isso é o que mostra um estudo realizado ao longo de três anos no local. A média é uma comparação com áreas externas próximas. O local foi escolhido devido ao alto grau de conservação e localização, por ficar em uma região com escassez de áreas verdes. 

Essa descoberta trouxe à tona o papel importante das florestas urbanas na redução dos efeitos adversos do clima. Segundo o pesquisador da Embrapa Florestas Marcos Rachwal, os bosques são armas fundamentais para limitar o ritmo do aquecimento global e suas consequências. A área avaliada tem um total de 8 campos de futebol repleta de araucárias. 

O estudo avaliou ainda que a região também é um grande estoque de carbono no solo e na vegetação, e segundo o pesquisador, o local atingiu os mesmos índices de sequestro de gases de uma floresta grande. Diante dessas evidências, se destacam a importância de promover e conservar a expansão desses espaços, com o objetivo de diminuir os impactos das mudanças climáticas. Band News
Postagem Anterior Próxima Postagem