O tráfego de veículos na Estrada da Graciosa, PR-410, em Morretes, no Litoral do Estado, foi totalmente liberado no fim da tarde desta terça-feira (14). A informação foi confirmada pelo DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem).
O trânsito na ligação histórica entre a região de Curitiba e o litoral paranaense fluía no sistema pare-e-siga entre os km 11 e 12, com bloqueio preventivo entre 21h e 7h.
Conforme o órgão, a liberação total da Estrada da Graciosa ocorreu as 17h de hoje, com o tráfego voltando a fluir regularmente em todo o trecho, 24h por dia.
Os serviços de recuperação das encostas da Graciosa, que foram danificadas pelo alto volume de chuvas entre o fim do ano passado e o início desse ano, seguem por mais algumas semanas. Segundo o DER/PR, os trabalhos serão concentrados em pontos mais abaixo da rodovia, no km 11+200 e km 11+600, e não haverá necessidade de bloqueios na pista.
Neste km foram registrados os danos mais recentes causados pelas chuvas, alguns meses após os escorregamentos de terra e vegetação iniciais, no km 7, km 8 e km 12, que já foram liberados há algum tempo.
Além do reforço da encosta danificada no km 11, ainda serão implantados mais dispositivos de drenagem em outros pontos, para facilitar o escoamento da água da chuva e de águas subterrâneas.
Para executar estes e outros serviços necessários para concluir a obra, podem ser feitos bloqueios parciais da pista, mas de forma pontual e com duração de poucas horas.
Por suas características, sendo uma rodovia histórica e com traçado repleto de curvas estreitas, permanecem as restrições normais quanto a veículos pesados na Graciosa. Paraná Portal