A situação é preocupante devido às enchentes em algumas regiões do estado, especialmente o Vale do Ivaí. As fortes chuvas que começaram na sexta-feira (27) causaram o aumento do nível do Rio Ivaí, que já está 6 metros acima do normal no ponto de medição em Porto Ubá, Lidianópolis, por volta das 10h30 desta segunda-feira (30).
Esse aumento no nível do rio está causando problemas para as famílias que vivem às suas margens.
Além de Lidianópolis, outras comunidades, como São João do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Godoy Moreira, Manoel Ribas e Porto Espanhol, em Rio Branco do Ivaí, também estão sofrendo com alagamentos devido à enchente.
A situação é preocupante, pois o nível do rio continua subindo, e as previsões indicam que as chuvas devem persistir até quinta-feira. As autoridades responsáveis pelo monitoramento do rio estão alertando as famílias que vivem perto do rio Ivaí sobre o risco de alagamentos e recomendam que elas saiam de suas casas à margem do rio.
A enchente em 2013, com um nível do rio de 9,13 metros, causou grandes prejuízos e deixou muitas famílias desabrigadas, portanto, a preocupação com a situação atual é compreensível.
Além do Rio Ivaí, a situação também está afetando os afluentes, como o Rio Corumbataí e o Rio Alonso, aumentando os problemas causados pelas chuvas intensas e o aumento do nível dos rios. A Coluna