O Paraná deve bater recorde no número de doadores de sangue neste ano, em comparação com 2022. Já foram 253 mil bolsas de sangue destinadas a hospitais de todo o Estado. Em média, são 700 bolsas de sangue coletadas diariamente.
O secretário estadual de saúde, Beto Preto, afirma que os números mostram o interesse do paranaense em ajudar o próximo.
“Já estamos batendo os números de 2020, 2021 e 2022. Já passamos de 156 mil doadores até agora, e ainda não encerramos o ano. Ao mesmo tempo, já encaminhamos 253 mil bolsas de sangue aos hospitais paranaenses”, afirma Beto Preto.
Apesar dos bons resultados, nesta época do ano os estoques caem até 40% durante as férias e festas de fim de ano. Os períodos de feriados prolongados sempre representam uma época de maior preocupação, já que os acidentes aumentam e muitos doadores frequentes deixam de praticar a ação.
Segundo a diretora do Hemepar, Liana Labres, a orientação é se programar e fazer a doação antes de sair de férias, por exemplo.
“Esse período que a gente está entrando é de muita reflexão, você ter cidades bem decoradas, e as pessoas acabam infelizmente esquecendo desse gesto de solidariedade e não agendando suas doações de sangue.
Isso impacta no nosso estoque, e quanto mais pessoas em viagem o número de acidentes e traumas agudos onde utiliza-se mais sangue aumentam, então essa conta acaba não fechando”, ressalta Liana Labre.
Em dias normais, o Hemepar coleta, em média, 150 bolsas de sangue. Entre o Natal e o Ano Novo, esse número cai para menos de 100 bolsas diárias.
Para reforçar ainda mais os estoques, um aplicativo lançado pelo Ministério da Saúde deve facilitar o acesso aos bancos de sangue do doador.
É o Hemovida, integrado ao Conecte SUS, que disponibiliza uma carteira virtual, histórico completo de doações e facilita a localização de hemocentros no Paraná. Na plataforma, o doador também pode convidar amigos e familiares, compartilhar experiências nas redes sociais e incentivar outras pessoas a se tornarem doadoras. Paraná Portal