Morre Rubens Minelli, o primeiro treinador da história do Paraná Clube


 Morreu nesta quinta-feira (23) um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro. Rubens Francisco Minelli, campeoníssimo por Palmeiras, Internacional e São Paulo e um dos técnicos mais importantes de seu tempo, faleceu aos 94 anos. Ele tem trajetória muito relevante pelo futebol paranaense. Foi diretor do Athletico, técnico do Coritiba e o primeiro treinador da história do Paraná Clube, contratado dias depois da fundação do Tricolor.


Poucos mereceram mais a alcunha de “professor” do que Rubens Minelli. Desde que começou a se destacar como treinador, em 1969, no Palmeiras, ele era mais um conhecedor do futebol do que um “boleiro”, mesmo que tenha atuado em clubes paulistanos como o Nacional e o Ypiranga. Antes, tinha treinado a base palmeirense, América-SP, Botafogo-SP, Sport e Guarani. Montou a chamada “segunda Academia”, ganhando o Robertão de 1969 – este time seria bicampeão brasileiro sob o comando de Oswaldo Brandão.


Mas, apesar de longas passagens por Atlético-MG, Corinthians, Grêmio e do título brasileiro com o São Paulo em 1977, Rubens Minelli é o maior treinador da história do Internacional. Em três anos de Beira-Rio, mudou o patamar do clube, ganhando dois títulos brasileiros e ‘refinando’ o que se chama de escola gaúcha. Além do futebol-força, acostumado aos jogos truncados e de gramado pesado, Minelli incluiu talento com Manga, Figueroa, Falcão e Paulo César Carpegiani. Somando a ídolos como Valdomiro e Cláudio Duarte e forças da natureza como Lula, Flávio Minuano e Dario, o Inter mandou no nosso futebol.


Em 1989, a chegada de Rubens Minelli ao Paraná Clube foi uma notícia nacional. Ele foi o primeiro técnico tricolor, tanto que em seus primeiros dias no clube ainda usava um uniforme do Pinheiros. Teve duas longas passagens no clube, sendo inclusive campeão paranaense em 1994 e 1997. Toda a estrutura de trabalho do Paraná na década de 1990, à época a melhor do estado, teve a influência de Minelli, que está na história paranista como um dos nomes mais importantes.


Mas Minelli também trabalhou no Coritiba como treinador, com o título do Festival Brasileiro de Futebol em 1997, e foi diretor de futebol do Athletico, sendo responsável pela consolidação do CT do Caju como o melhor centro de treinamento do País. Trabalhou no esporte até 2003, e nos últimos vinte anos se dividiu entre o apartamento em São Paulo e a chácara em Valinhos. Meses atrás, lançou a sua biografia, mas em outubro teve problemas urinários que o levaram ao hospital, onde passou seus últimos dias. Banda B

Postagem Anterior Próxima Postagem