Maior projeto de inovação aberta é lançado no Paraná


 O Paraná lançou o maior projeto de inovação aberta do Estado. É o projeto Link Vale do Pinhão Ecossistemas Metropolitanos de Inovação, em parceria com o Sebrae-PR.


A iniciativa foi lançada nesta terça-feira (02). A ideia é unir grandes empresas e indústrias de Curitiba e Região Metropolitana a soluções desenvolvidas por startups, micro e pequenos empreendedores e pesquisadores, gerando negócios que vão contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da capital paraense.


“O Link é um programa colaborativo, de união. Não faria sentido não envolver os ecossistemas regionais. Uma das missões do Vale do Pinhão é atrair investimentos e negócios e a retenção de talentos. Esse projeto nos ajuda a articular contratos a serem fechados aumentando a competitividade de todos no mercado regional”, destacou o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.


O projeto integra o programa Invest Curitiba no Vale do Pinhão, programa de atração de investimentos e negócios para a cidade, lançado pelo prefeito Rafael Greca.


O primeiro passo do Link foi dado com a apresentação da proposta a representantes de 20 grandes empresas e indústrias de dez cidades da RMC, entre elas: Furukawa e Klabin (Telemaco Borba); Matte Leão, Bosch e Brose do Brasil (São José dos Pinhais);  Novozymes e CSN (Araucária); Volvo do Brasil, Ademicon e Taurus Helmets (Mandirituba); Incepa (Campo Largo); MadeiraMadeira, New Holland e vhsys (São José dos Pinhais); Votorantim (Rio Branco do Sul); Barion (Colombo); Forvia Faurecia (Quatro Barras e São José dos Pinhais); Ligga Telecom, Neodent e Electrolux.


O Link Vale do Pinhão e Ecossistemas Metropolitanos de Inovação terá onze meses de duração, em três etapas, visando estabelecer contratos efetivos entre diferentes atores dos ecossistemas de inovação, em um modelo já aplicado pelo Sebrae-PR no Iguassu Valey, no Oeste paranaense, que será adaptado às peculiaridades de Curitiba e RMC.


Os consultores do Sebrae-PR Augusto Machado e Vinicius Galindo de Mello apresentaram o formato da proposta, que começou com a captação das grandes empresas interessadas.


Com suporte de workshop e consultoria, as empresas participantes – os “demandantes” – vão estabelecer quais problemas de seu empreendimento gostariam de ter melhorias e que gerariam impacto efetivo em sua competitividade.


A partir das necessidades listadas, o Sebrae-PR vai prospectar agentes que possam desenvolver e oferecer as soluções, entre startups, centros de inovação ou de pesquisa, micro e pequenas empresas – os “solucionadores”. Esse grupo também participará de workshops e consultorias para apresentar uma proposta bem elaborada.


Todo esse processo será feito às escuras: os demandantes não vão saber quem são os solucionadores e vice-versa, até 18 de junho de 2024, quando irá acontecer o Matchmaking, um evento em que as duas partes vão tentar fechar negócios, focados na resolutividade dos problemas.


“Nesse dia, o objetivo é conectar as duas pontas em possibilidades reais de negócios. focados em solucionar um problema”, explicou Machado.


*com assessoria

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