O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) abriu a possibilidade de reaplicação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) aos inscritos afetados pelas enchentes no Paraná. Nesta semana, o Governo do Estado pediu o adiamento do Enem nas cidades paranaenses em situação de emergência.
Por isso, conforme o instituto, jovens e adultos que não puderem comparecer ao local do exame neste domingo (5), ou que se sintam prejudicados, podem solicitar a reaplicação na Página do Participante (clique aqui).
Os pedidos serão avaliados individualmente e os fatos serão verificados junto à instituição aplicadora. A solicitação de reaplicação deve ser feita entre os dias 13 e 17 de novembro.
“Caso fique comprovado que houve prejuízo, o participante poderá realizar a prova nos dias 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente”, diz o ofício.
A Secretaria da Educação reforça que a data de realização do Enem será mantida no Paraná, permanecendo a aplicação da primeira fase neste domingo a todos os alunos.
A possibilidade de remarcação é destinada apenas para aqueles candidatos que foram atingidos diretamente pelas chuvas.
A decisão foi tomada depois que o Governo do Paraná pediu o adiamento da aplicação do Enem em trinta cidades que estão em situação de emergência, devido aos temporais.
O ofício foi encaminhado na noite de terça-feira (31), com dados da Defesa Civil e situação das estradas paranaenses.
No documento, o Estado lembrou que muitas escolas que seriam sede da prova do Enem servem como abrigos aos paranaenses. Mais de 160 mil paranaenses estão inscritos para as provas. Paraná Portal