Até o dia 26 de outubro deste ano, 78 veículos utilizaram as áreas de escape da BR-376 e BR-116, administradas pela Arteris Litoral Sul. Esse número representa 200 vidas salvas. Desde 2011, quando o primeiro espaço foi implementado, 517 motoristas utilizaram os recursos localizados em dois trechos da BR-376, salvando 908 vidas.
As estruturas foram montadas em pontos estratégicos e servem como recurso de emergência para condutores de veículos que apresentem problemas nos freios na descida da Serra, que interliga o Paraná a Santa Catarina. O gerente de operações da Arteris, José Júnior, explica como foi o processo de escolha de construção da primeira área de escape, no quilômetro 671.
“A gente começou a operar em 2008 e nos primeiros anos percebemos que a descida do mar concentra uma grande quantidade de acidentes de veículos pesados e conseguimos identificar que a causa raiz desses acidentes era a perda dos freios. Nós começamos a procurar o que tinha para colocar, tirando esses veículos da rodovia”
Depois de algum tempo, os especialistas observaram que outro trecho, o quilômetro 667, ainda registrava grandes ocorrências. José detalha que dessa vez a área de escape precisava ser implementada do lado esquerdo.
“Enxergamos que os veículos ficavam sem os sistemas de freio e ele procurava a faixa da esquerda e sugerimos a implantação nesse lado da rodovia. Até então nenhum projeto tinha sido aprovado no Brasil, discutimos bastante a aprovação desse ponto para colocar ele em execução.”
A área de escape é uma rampa que permite uma desaceleração rápida do veículo, principalmente aqueles de carga pesada. A lógica é parecida com a aplicada em pistas de automobilismo, fazendo que carros e caminhões reduzam a velocidade a zero. No Brasil, grande parte dos espaços usam argila expandida.
Conforme a concessionária, o comportamento dos motoristas de veículos pesados é fundamental para a prevenção de acidentes. Também é indispensável que os condutores utilizem o freio motor, assim como a correta execução da manutenção preventiva e de revisão. Quando ao menos uma dessas medidas falha, as ocorrências de veículos desgovernados ocorrem. Paraná Portal