O lÃder do Podemos, senador Oriovisto Guimarães, voltou a cobrar do governo e do próprio Congresso Nacional que parem de produzir “bondades”, pensando nas próximas eleições, e comecem a contribuir com o corte de despesas. O senador recomendou, durante debate na Comissão de Assuntos Econômicos:
“Vamos fazer assim: Todo e qualquer aumento de despesa, não vamos aprovar mais. Chega de demagogia. Precisamos ser duros. Nós polÃticos ajudamos a piorar o quadro econômico, porque aprovamos projetos sem fonte de receita. Temos que tomar partido e escolher um lado: o de cortar despesas”.
“Há hipóteses variadas, mas as chances de um aumento da dÃvida em relação ao PIB são enormes, assim como as chances de o governo fazer superávit primário são mÃnimas. O caixa negativo da previdência está crescendo, e ai vem o Congresso com uma proposta para reduzir os encargos das prefeituras.
Nós falhamos no dia a dia com essas benesses. E por que as propostas de corte de gastos não chegam?”. O senador destacou ainda que a reforma tributária discutida pelo Senado vai aumentar a carga de impostos e prejudicar, especialmente, o setor de serviços.
O diretor do IFI, Marcus Pestana, concordou com Oriovisto Guimarães, e disse que “o dever de casa dos homens públicos é equilibrar despesa e receita”. (Com assessoria). Paraná Portal