A chuvarada que caiu em Curitiba no último final de semana e causou alagamentos e estragos mobiliza equipes da prefeitura nesta segunda-feira (30). O rescaldo do atendimento é intensificado nas áreas mais afetadas, como o Tatuquara e a Caximba. De acordo com Centro Municipal de Gerenciamento de Riscos de Desastres, a Capital recebeu um acumulado de 119,4 mm entre sábado e domingo.
As rajadas de vento se aproximaram dos 40 km/h, segundo o Simepar.
O alto volume de chuva deixou áreas da cidade completamente alagadas. Até a noite de ontem, cerca de 150 moradores foram retirados de suas casas no bairro Caximba várias deles de barco. Todas ficaram desalojadas e foram para casas de parentes e amigos.
A prefeitura registrou 45 solicitações para limpeza de queda de galhos e de árvores.
Os bairros mais atingidos foram o Tatuquara, Pilarzinho, Vista Alegre, Caximba, CIC, Boqueirão, Tingui, Cachoeira, Cajuru, Santa Felicidade, Uberaba, Jardim das Américas e Novo Mundo. Alguns parques da Capital, como o Barigui e o Tingui, também ficaram irreconhecÃveis tamanha a quantidade de água.
O trabalho de rescaldo por conta da forte chuva é realizado por equipes da Defesa Civil e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A administração municipal segue em alerta à s possÃveis emergências que possam ocorrer.
Desde 1º de outubro Curitiba recebeu 545,6 mm de chuva, de acordo com um balanço divulgado hoje (30) pelo Simepar.
O número é quase quatro vezes maior que a média de chuvas previstas para o mês na Capital, de 144 mm.
Esse é o maior volume de precipitação acumulada nos últimos 26 anos, ainda segundo o Simepar. Paraná Portal