Paraná deve bater volume recorde na safra 22/23, aponta boletim


A safra 22/23 do Paraná deve chegar a 46,3 milhões de toneladas, volume recorde. A estimativa consta no boletim desta quinta-feira (28) do Deral (Departamento de Economia Rural). Na safra 21/22, foram 34 milhões de toneladas, ou seja, a nova safra deve ter um aumento de cerca de 36%. De acordo com os dados, a colheita do milho está encerrando - falta apenas 1% dos 2,3 milhões de hectares. 

 Analista do produto no Deral, Edmar Gervásio, afirma que é possível que o Paraná amplie um pouco o volume de exportação, superando a marca de 3 milhões de toneladas de milho. Normalmente o índice fica em torno de 2 milhões de toneladas. Já os produtores de soja conseguiram avançar bastante o plantio em setembro, na próxima safra, alcançando 16% da área de 5,8 milhões de hectares. 

Até o final do mês deve ultrapassar 20%, volume bastante superior à média de 5% a 7% para setembro. A previsão é que a produção deve alcançar 21 milhões de toneladas. Outro destaque do boletim desta semana é a queda do trigo. 

O produto perdeu 10% do potencial, baixando de 4,5 milhões de toneladas para 4,16 milhões. Mesmo com o recorde para a cultura no Estado, isso pode cair mais ainda. O principal motivo é a brusone, uma doença da lavoura que se beneficiou das altas temperaturas registradas na semana passada. 

 O calor também prejudicou a produção de laranja. O Paraná tem 21 mil hectares plantados com a fruta. O tomate de segunda safra (22/23) está com 96% da área de 1,6 mil hectares colhida, com previsão de render 93,9 mil toneladas. A batata tem 94% dos 11,1 mil hectares colhidos, com estimativa de 329,2 mil toneladas. A cebola está com a área de 2,7 mil hectares totalmente plantada, com rendimento estimado em 94,4 mil toneladas. Paraná Portal
Postagem Anterior Próxima Postagem