Autor de ataque em bar de Curitiba é denunciado por homicídio triplamente qualificado


O jovem suspeito de matar uma pessoa e ferir outras três com golpes de faca em um bar de Curitiba (PR), no último sábado (22), foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) por homicídio triplamente qualificado e tentativa de homicídio nesta sexta (28). Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas em decorrência do ataque promovido pelo suspeito, que portava seis facas no momento do crime.

 A denúncia oferecida pela Procuradoria, que se manifestou a favor da manutenção da prisão preventiva do jovem, considera a ocorrência das seguintes qualificadoras: motivo torpe, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e o emprego de meio cruel. “Consta do caderno investigativo que o crime se deu por motivo torpe, uma vez que, de forma repugnante e covarde, o denunciado atacou as vítimas com a intenção de, em seguida, ser morto por elas, utilizando-as como instrumento para obter o resultado desejado. […] 

Empregou meio cruel, tendo em vista que, de maneira impiedosa, agiu com brutalidade fora do comum, tendo investido contra pessoas desconhecidas, perseguindo-as e nelas causando enorme pânico. […] Empregou recurso que dificultou a defesa das vítimas, eis que as atacou de inopino enquanto estavam distraídas, em ambiente festivo e de descontração, sem qualquer razão para esperarem a ação delitiva”, diz trecho da denúncia obtida pela Banda B. 

 Na esteira da denúncia do MPPR, o delegado responsável pelas investigações afirmou na última terça (25) que há a hipótese de que o suspeito tenha provocado o ataque com a intenção de ser morto em seguida. “Às próprias pessoas que o detiveram, ele pediu: ‘Me matem’. Portanto, não está descartada a hipótese de que ele tenha provocado o ataque para o matarem”, disse o delegado José Vitor Silva Pinhão. “Nós esperamos veementemente que esse sujeito vá ao Tribunal do Júri e seja punido com o maior rigor da lei para que essa família tenha o sofrimento amenizado pela Justiça”, disse o advogado Jean Campos, que defende a família de Mauri José Glus, de 49 anos, que morreu no bar. 

As investigações apontam para a ideia de o crime estar relacionado à expulsão do suspeito de casa uma semana antes. Segundo Pinhão, o jovem, de 27 anos, não possuía boa relação com a família. Em relação à possível premeditação, alegou que a Polícia Civil estuda a possibilidade e acrescentou que “ainda é prematuro dizer que ele se armou com as facas para cometer o crime”. 

 O suspeito está preso no Complexo Médico Penal de Pinhais, a cerca de 30 km do bar onde houve o ataque. O ataque Era por volta de meia-noite e meia quando uma câmera de segurança do bar Distrito 1340 registrou o momento em que o suspeito se dirigiu a uma mesa e desferiu golpes de faca contra pelo menos quatro pessoas que estavam no estabelecimento. 

O crime aconteceu no sábado (22), no bairro Campina do Siqueira, em Curitiba (PR). Poucas horas após o crime, testemunhas que estavam no local chegaram a afirmar à Banda B que o ataque havia sido motivado pelo uso de cigarros no ambiente externo do bar por parte do autor. No entanto, o delegado José Vitor Silva Pinhão descartou a hipótese e revelou ainda que ele não havia consumido bebidas alcóolicas em excesso. Mauri José Glus, de 49 anos, morreu no local em decorrência do ataque.

 Outras três pessoas, com idades entre 22 e 57 anos, foram encaminhadas com ferimentos a hospitais da capital paranaense e já receberam alta. Durante depoimento à polícia, o suspeito disse ter sofrido um surto psicótico e não lembrar do ocorrido. Ele também afirmou ter distúrbio de personalidade e que faz tratamento psiquiátrico com medicamentos controlados. No dia do ataque, contudo, alegou não ter tomado os remédios. Ao ser questionado se conhecia as pessoas que foram esfaqueadas, ele relatou que não tinha qualquer tipo de relacionamento com elas e que não havia motivos para atacá-las. As seis facas encontradas na mochila dele seriam usadas no trabalho, uma vez que ele mencionou ser chef de cozinha. Banda B
Postagem Anterior Próxima Postagem