Tradicional ponte de Morretes será interditada para obras e moradores temem perdas na temporada

 


Uma das mais tradicionais pontes turísticas do Paraná, a passagem metálica do Porto de Cima, em Morretes, no Litoral do Estado, será interditada no próximo dia 17 de outubro. A manutenção é necessária para garantir a segurança de quem passa pelo local e foi definida pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Segundo a Prefeitura de Morretes, há mais de 30 anos a estrutura não passa por manutenção. Comerciantes da cidade, porém, temem perda de turistas, uma vez que as obras podem avançar na temporada de verão.


A ponte fica localizada na rodovia que liga a Estrada da Graciosa à Morretes, sobre o Rio Nhundiaquara. É também a principal via de acesso da cidade histórica às localidades de São João da Graciosa e Porto de Cima, uma região que oferece inúmeras atrações turísticas, esportivas e gastronômicas.


De acordo com uma comerciante, que optou por não se identificar, o perigo é evidente, mas o questionamento é o período em que a reforma será feita.


 

“Essa ponte fechando tem impacto não só aos comerciantes, mas a toda uma população que mora aqui. Não vai passar ônibus de viagem, não vai passar transporte escolar e o turista não vai chegar aqui. A reforma não é de agora, a licitação já está correndo há quase um ano, mas vamos impactar a perda de turistas no período de maior movimentação”, lamenta.


Em nota enviada à Banda B, o DER diz que o investimento é de R$ 1.844.444,43 e prevê limpeza, tratamento, reforço e pintura da estrutura metálica da ponte, e execução de um novo tabuleiro composto por grade metálica.


“Em ambos os encontros dela serão executadas novas lajes de transferência em concreto armado, com implantação de novos dispositivos de drenagem. Também será realizada a manutenção das estruturas de concreto da ponte, removida a vegetação que se projeta sobre o tabuleiro e abaixo dele, implantada nova sinalização viária e dispositivos de segurança, entre outros serviços de engenharia”, descreve.


O DER prevê a conclusão para o mês de dezembro, reduzindo as perdas de comerciantes.


Para os pedestres, a travessia continuará disponível durante a execução da obra.


Desvio

A Prefeitura de Morretes cita ainda a implantação de sinalização viária informando desvios e acessos alternativos para que não haja restrição do fluxo de veículos dos moradores locais, bem como de turistas.


O desvio será no trevo do São João da Graciosa, PR 410, sentido Antonina, até o trevo da PR 408, retornando pela Rodovia Miguel Buffara, até o Centro de Morretes.

Banda B


Postagem Anterior Próxima Postagem